Grupo Assim

Saúde e Bem Estar Sáude e Bem Estar


Saiba o que são os alimentos diuréticos

Postado em 24/06/2019



Os alimentos diuréticos têm uma alta porcentagem de água em sua composição.

Eles são ótimos na hidratação do corpo. Esses alimentos também ajudam o organismo na diurese — processo de produção de urina pelo rim. Para completar, são fontes de minerais importantes para o controle hídrico, como o potássio e o magnésio.

 

É por isso que são aliados no combate à retenção de líquidos, já que auxiliam na eliminação do excesso de água no organismo. Os rins também são os órgãos responsáveis por filtrar e descartar toxinas no corpo. Esses alimentos estimulam seu funcionamento, contribuem para a limpeza do organismo.

O consumo regular dos diuréticos na dieta é essencial para o equilíbrio dos líquidos no corpo. Por isso, veja quais são os principais e inclua-os no seu cardápio semanal!  Veja alguns alimentos diuréticos para incluir no cardápio:

 

Abacaxi

A água representa cerca de 85% da composição do abacaxi. O resto são fibras, vitaminas — principalmente a C —, minerais e enzimas, como a bromelina. Dessa forma, é um poderoso aliado no combate à retenção de líquidos e também das dificuldades intestinais.

 

Melancia

A melancia é um dos alimentos diuréticos mais conhecidos por essa função. Quase 90% da fruta é água, o que torna seu potencial de hidratação altíssimo. A composição também traz vitaminas do complexo B e C, cálcio, fósforo, potássio e magnésio. Esses dois últimos ajudam a equilibrar eletrólitos.

  

Pepino

Você certamente já ouviu falar que o pepino é bom para a pele, não é? Isso ocorre porque ele é rico em antioxidantes e protege as células contra os radicais livres. Além disso, o pepino restabelece funções do sistema linfático e ajuda a eliminar toxinas. Ele é muito recomendado para o tratamento de condições inflamatórias.

 

Tomate

Assim como a melancia, cerca de 90% do tomate é água. O fruto é uma fonte rica de antioxidantes, licopeno, vitamina C e selênio. Ele ajuda a manter os vasos sanguíneos saudáveis e protege o sistema cardíaco da hipertensão. O tomate também ajuda a equilibrar os níveis de eletrólitos no corpo.

 

Alface

A alface é outro alimento diurético poderoso. O vegetal é fonte de água e potássio, por isso ajuda a diminuir inchaços e contribui para o controle da pressão arterial. Ele também tem função calmante, tanto que é conhecido por combater o estresse e a insônia.

 

Limão

O limão vai bem em saladas, doces, no tempero de carnes, em sucos, chás etc. Essa fruta curinga, além de muito saborosa, é conhecida por sua função diurética. Com alto teor de vitamina C, o limão também é um aliado da imunidade. A presença de cálcio, ferro, magnésio e potássio completa sua composição.

 

Agora que você já conhece alguns alimentos diuréticos para incluir nas refeições diárias, entenda melhor os seus benefícios:

 

- Combate ao inchaço

A retenção de líquidos ocorre quando o corpo armazena mais água que o ideal entre as células. O resultado disso é o edema, conhecido como inchaço. Os efeitos podem ser vistos principalmente nas mãos, pernas e pés. Por incrível que pareça, a maior culpada da retenção de líquidos é a falta de água.

Quando não recebe líquidos, o corpo começa a armazenar água para prevenir uma desidratação. Então, os diuréticos ajudam a combater o problema, pois promovem o equilíbrio hídrico. Além disso, o consumo exagerado de sódio e o sedentarismo também contribuem para o problema.

  

- Controle da pressão arterial

Um dos inimigos da pressão alta é o sal, embora ainda não seja completamente explicado qual é a influência do sódio no desenvolvimento da hipertensão. No entanto, sabemos que pacientes com essa condição costumam ter piora no quadro quando ingerem sal em excesso.

Nesse sentido, os alimentos diuréticos ajudam a controlar a pressão arterial. Afinal, grande parte do sódio é eliminada urina. Além disso, a diurese favorece a diminuição na quantidade de líquido presente na corrente sanguínea. Como consequência, a pressão das artérias também cai.

 

- Depuração de toxinas

Nas famosas receitas detox, os alimentos diuréticos estão sempre presentes. Isso se deve ao fato de que uma de suas funções é a depuração de toxinas.

Principalmente no estilo de vida da atualidade, nosso corpo fica sobrecarregado com substâncias nocivas à saúde. O efeito parte da má alimentação, do sedentarismo e outros maus hábitos.

 

Os principais encarregados de limpar o organismo são os rins. Os alimentos diuréticos ajudam no trabalho renal, principalmente devido à presença de potássio e magnésio em sua composição. Dessa forma, são importantes aliados da eliminação de toxinas.

Viu como os alimentos diuréticos são essenciais em uma nutrição saudável? Sem contar que são fundamentais para a boa saúde dos rins e para o controle da hipertensão. O Assim Saúde recomenda investir em uma dieta alimentar com mais desses nutrientes e beber bastante líquido, sempre levando em conta o seu peso.